ESCANDIR

 

Em seu livro magistral ESCANDIR, Diógenes Pereira de Araújo nos oferece um amplo painel de como somos, dos grandes sábios que nos influenciaram, e de como podemos melhorar enquanto seres humanos. Como sermos mais tranqüilos e realizados. E para isso, nos explica o que é o Escandir, mas antes, nos expõe com muita precisão um amplo painel de diversas técnicas, ciências, nos ensina sobre Fisiologia, Mente, Organismo e Relaxamento. Enfim, Diógenes Pereira de Araújo nos oferece um livro altamente instrutivo, um livro que é para ser lido diversas vezes, porque sempre haverá algo novo para nos ajudar nessa nossa trajetória pela vida.

 

Segundo Diógenes,

“ESCANDIR um poema é decompor cada verso em seus elementos métricos. e/ou
destacar bem na pronúncia as sílabas de cada verso, especialmente as sílabas tônicas.

O verso mais utilizado é o decassílabo heróico, que tem as 6ªs e 10ªs sílabas tônicas.

Talvez a maior utilização do verso decassílabo se deva ao fato de o ser humano possuir dez dedos.

 Utilizam-se os lados direito e esquerdo, a mão direita e a mão esquerda, bem como o lado direito e o lado esquerdo do cérebro.

. Quando nos deparamos com um soneto sempre conferir com uma das mãos se o soneto tem 10 versos e se as sílabas tônicas estão presentes. Depois nós podemos escandir com a marcha de uma das mãos ou com as duas simultanemente

Exercitemos o ESCANDIR, utilizando as duas mãos, uma após a outra.

O homem começará pela mão direita e continua na esquerda. Na mão esquerda estará o reforço das sílabas tônicas para a afetividade.

Lembremos que a mulher é mais afetiva que o homem.

A mulher começará pela mão esquerda e continuará na direita. Na mão direita estará o reforço das sílabas tônicas para a intelectualidade.

O homem e a mulher possuem características próprias do sexo.

A mulher, por exemplo tem visão de detalhes. Já perceberam que o esposo sempre pergunta à esposa onde está tal coisa? A mulher sempre sabe.

O forte do homem é a visão de conjunto.

Enquanto se muda a prática do escandir de uma das mãos para a outra reforça-se o etéreo, a parte espiritual do ser. Estimulam-se mais, ao mesmo tempo, as sinapses, quando se usam as duas mãos, em seqüência.”

Cliquem na frase abaixo e assistam a um exemplo no clipe abaixo onde o próprio professor Diógenes nos ensina:

ESCANDIR -POEMAS 2
 
E da mesma forma que a musculação tonifica e modela a musculatura , a prática do Escandir trabalha nossa mente, nos possibilitando um maior vigor mental. O Escandir é uma atividade lúdica, e essa é forma mais natural de aprendermos , brincar. Brincar é a melhor forma de aprendermos.Diógenes Pereira de Araújo é colaborador de nosso site, e tem matérias excelentes e lindos sonetos. Seu blog, cujo link consta em seus artigos deve ser lido como forma de aprendermos cada vez mais e mais com um profundo conhecedor da natureza humana.

 

Karla Julia